Será que a dieta low carb funciona mesmo?
A dieta low carb é baseada na restrição ao consumo de carboidratos como pão, arroz, batata, macarrão e até em algumas frutas, mudando para uma alimentação focada em proteínas, encontradas em carne, frango, peixes e ovos. Também são permitidas gorduras saudáveis, encontradas no azeite extra virgem, abacate e nozes, porém sem excessos.
É uma dieta cujo foco principal é a redução de peso.
É usada eventualmente em casos de pessoas com diabetes tipo 2 ou síndromes metabólicas. Neste caso o foco é na redução de triglicerídeos e redução do colesterol ruim.
A redução no consumo de carboidratos diminui os níveis de insulina produzidos pelo corpo. Isso faz com que o organismo busque novas fontes de energia através das reservas de gordura, levando ao emagrecimento, como consequência.
A dieta low carb emagrece?
A dieta low carb tende a proporcionar uma maior de perda de peso a curto prazo, no entanto, a médio e longo prazo não apresentam vantagens em relação a outras dietas.
Alguns estudos apontam para a vantagem desta dieta se dever ao aumento do consumo de proteína e não propriamente à redução de carboidratos.
A maioria das pessoas consegue perder peso ao reduzir o consumo de calorias e praticando exercícios físicos, o que vai levar a um déficit calórico.
Contudo, com o aumento de alimentos ricos em gordura e proteína, se não houver um acompanhamento de um nutricionista, pode gerar um déficit nutricional. Isto ocorre em função da ausência de vitaminas e minerais, além do aumento das gorduras saturadas encontradas na carne.
Portanto é fundamental a ingestão de frutas e vegetais, além de peixes gordos, ricos em ômega3 e que vão auxiliar na redução efetiva e positiva do colesterol ruim e dos triglicerídeos.
Além disto, deve-se focar em vegetais ricos em fibras durante a dieta.
Alimentos que devem se evitar
É importante excluir os alimentos industrializados e produzidos com alto nível de gordura hidrogenada, como biscoitos, doces e sorvetes, além dos embutidos e frituras.
Também deve-se restringir consideravelmente a ingestão de bebidas alcoólicas, que estão associadas a inúmeras doenças, além do aumento da gordura corporal.
Para realizar a dieta low carb é fundamental o acompanhamento de um nutricionista. Além disso, deve se realizadar de forma gradativa. O organismo deve se acostumar com a redução drástica dos carboidratos, evitando sintomas como tontura e dor de cabeça.
É importante também evitar longos períodos em jejum.
Por isto, durante a dieta devemos fazer 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches em períodos intermediários.
Coma em pequenas porções, porém com maior frequência, evitando que sinta muita fome.
Mas ela funciona mesmo?
Como o foco principal é a redução dos carboidratos, o corpo acaba tendo que utilizar a gordura como fonte de energia. Isto faz com que ocorra uma perda de peso rápida. Ou seja, no curto prazo ela produz resultados efetivos no emagrecimento.
Mas no longo prazo, esta dieta pode ocasionar a perda de massa magra, ou músculos. Isso certamente não é um resultado desejado para a maioria das pessoas.
Além disto, como é necessário fazer uma privação dos alimentos comuns no dia a dia, é difícil manter esta rotina por muito tempo. Por isso a dificuldade de manutenção da dieta e continuidade dos seus resultados. Podendo trazer o retorno dos quilos perdidos, o famoso efeito sanfona.
Outra questão é que os resultados dependem do biotipo de cada pessoa.
Muitos indivíduos podem ter resultados iguais ou até mesmo melhores, simplesmente cortando as gorduras de sua alimentação. Isto não altera tanto a rotina alimentar e torna mais fácil de seguir no longo prazo.
Ela pode trazer problemas como dor de cabeça, mal estar e até dificuldades de concentração, pois a glicose presente nos carboidratos é uma fonte de energia fundamental para o cérebro e sua redução pode inibir a produção de serotonina, causando problemas também no humor da pessoa.
A dieta também pode ser prejudicial para quem pratica atividades físicas, principalmente aquelas em que precisamos de muita energia para realizar, como corridas e natação, pois a falta dos carboidratos pode resultar em cansaço ou até tonturas.
Uma outra questão negativa ligada ao baixo consumo de carboidratos é o mau funcionamento do intestino. Isto ocorre em função da baixa ingestão de fibras, presentes em diversos alimentos que são restritos na dieta.
O mau funcionamento do intestino pode levar ainda a retenção de líquidos, causando dificuldades para a perda de peso.
Evite reduzir os carboidratos bons
Não devemos cortar os carboidratos “bons”, encontrados nos alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, pois isto não será saudável para nosso corpo.
Um problema que também ocorre é que muitas pessoas que adotam a dieta low carb não fazem a restrição correta de gorduras saturadas. Acreditam ser necessário apenas a redução dos carboidratos, mantendo o consumo de carnes processadas, ou cortes gordurosos de carne vermelha. Isso pode aumentar os níveis de colesterol ruim, levando a doenças cardiovasculares.
Conclusão
Podemos concluir que a dieta low carb traz bons resultados no curto prazo, mas é uma dieta muito difícil de seguir por longos períodos. Isso pode trazer novamente os quilos perdidos em seu início.
Além disto, traz o risco de gerar déficits nutricionais durante sua realização, especialmente se não for feita com um acompanhamento médico.
Tudo isto nos faz entender que não é uma das melhores dietas a se seguir, contudo, como falamos anteriormente, um nutricionista é o melhor profissional para definir qual a dieta vai trazer resultados efetivos para o seu caso.
Muitas vezes um simples processo de reeducação alimentar, reduzindo doces, gorduras e álcool e incluindo em sua rotina frutas, legumes e exercícios físicos já será suficiente para uma perda de peso efetiva. Isso pode reduzir seu peso sem alterar tanto sua rotina, permitindo que você mantenha os resultados por um período maior, além de trazer um maior bem estar pelo simples fato de mudar sua rotina alimentar.
Deixamos claro que não estamos contra indicando a dieta low carb, especialmente se o seu nutricionista a indicar para o seu caso, contudo nossa opinião é que ela não é uma das melhores dietas, especialmente pelo aspecto de grande restrição ao consumo de alimentos comuns ao nosso dia a dia.
Recomendamos a leitura sobre o tema como reduzir a gordura visceral https://chadesaude.blog.br/5-dicas-para-reduzir-gordura-visceral/
Deixamos o link do nosso vídeo no youtube para você curtir, se inscrever no canal e compartilhar https://www.youtube.com/CHADESAUDE
E não esqueça que sua saúde e bem estar devem ser sempre a prioridade em sua vida.
Canal Chá de Saúde no Youtube
RECEBA NOSSO E-BOOK INTEIRAMENTE GRÁTIS SOBRE A INCRÍVEL DIETA "DETOX DE 7 DIAS"!!
Cadastre seu e-mail e enviaremos para você!! ⬇️
Artigos Relacionados
1 Comentário
Me sinto gostando dos seus artigos, eu acompanho Teu website a algum tempo, congratulações
pela iniciativa de compartilhar tema de qualidade. Coloquei Seu site
nos meus favoritos. Gratidão! 🙂